Projeto de Intervenção II

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2016/2017

Código: DESP30
Sigla: PI II
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
DESP 8
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo
Corpo docente: Fernando Jorge Lourenço dos Santos
Mário André da Cunha Espada
Paulo Alexandre Correia Nunes
Ricardo André Monteiro Robalo
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Vivenciar diferentes experiências práticas em contextos diversificados de trabalho, no âmbito do sistema Desportivo e do exercício das profissões do Desporto.
- Observa e é capaz de analisar e descrever a estrutura e as dinâmicas da organização, no âmbito dos seus projetos e atividades.
- Apoia e intervém no planeamento, organização e implementação de projetos e/ou programas de atividades desportivas.
- Participa em reuniões de planeamento, organização e promoção de programas de atividades desportivas.
- Seleciona instrumentos adequados para responder às necessidades das situações colocadas pela prática e pelas tarefas definidas nos respetivos planos / programas de atividades, no sentido de refletir e problematizar as situações vividas e operar uma melhoria ao nível do seu desempenho.
- Aplica conhecimentos e competências adquiridas ao longo da formação académica em contextos reais de trabalho.
- Integra novos conhecimentos e competências adquiridas durante as experiências práticas vividas em situações reais do mundo das profissões de Desporto.

Conteúdos programáticos

O Projeto de Intervenção II realiza-se no âmbito geral do Sistema Desportivo, através do contacto do estudante com contextos reais de intervenção junto de associações e organizações desportivas, de acordo com uma das seguintes áreas de intervenção profissional:
- Exercício Físico e Saúde
- Gestão Desportiva

Tendo em conta o quadro de ação das áreas de intervenção anteriormente referidas, poderá o trabalho, em concreto, desenvolver-se nos campos seguintes:
1. Exercício e Fitness
2. Exercício Físico e Desporto para Seniores
3. Desporto de Recreação
4. Gestão das Organizações Desportivas - Gestão de Projetos e/ou Pogramas de Atividades Desportivas
5. Projetos e Organização de Eventos Desportivos
6. Instalações Desportivas – Planeamento, Gestão e Controlo
7. Gestão da Inovação, Estratégia e Marketing Desportivo


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade curricular Projeto de Intervenção I Iorganiza-se de forma a orientar o aluno para o contacto com experiências clínicas em contextos reais de intervenção, procurando que o mesmo aplique os conhecimentos e as competências adquiridas nas diversas áreas ao longo da sua formação académica e, simultaneamente, integre novos conhecimentos e competências decorrentes das experiências práticas vividas.

Neste sentido, pretende-se que o aluno desenvolva competências pré-profissionais de intervenção técnica, pedagógica, social e cultural, na qualidade de interveniente em projetos e/ou programas e atividades no âmbito do Sistema Desportivo ou afim. Esta intervenção processa-se através de uma prática de intervenção junto de organizações/instituições desportivas, elegendo-se diferentes contextos de intervenção ligados às profissões do Desporto.

Metodologias de ensino

O modelo de estágio atribui competências diversas aos principais intervenientes no processo: (a) orientador/supervisor da escola de formação; (b) técnico cooperante da instituição de acolhimento; (c) aluno estagiário (cf. anexo “Documento Orientador do Estágio”).

O orientador/supervisor é responsável pela orientação científica e pedagógica do estagiário (tutoria), pela mediação do papel e funções dos técnicos cooperantes e pelo processo de avaliação do estagiário. O técnico cooperante faz a integração e o acompanhamento da atividade do estagiário com vista à implementação do projeto de intervenção, dá apoio técnico e aconselhamento ao estagiário e relaciona-se com o orientador/supervisor informando-o sobre a forma como está a decorrer o processo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC “Projeto de Intervenção I – Estágio” representa para o aluno estagiário, no seu período final da formação inicial, um momento decisivo de aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas e o reforço da aquisição de competências pré-profissionais na área do Desporto. Esta fase constitui o corolário de todo o percurso académico do 1º ciclo de formação e viabiliza o início da afirmação de um futuro técnico superior de Desporto.

O tempo definido para a realização do estágio compreende um total de 8 horas semanais durante o 1º semestre lectivo, de acordo com um horário pré-definido. Acresce, ainda, a realização de duas semanas integrais de estágio durante o semestre, que são dedicadas, exclusivamente, à realização de atividades de estágio e à permanência, a tempo integral, nas organizações de acolhimento.

De acordo com o modelo de estágio adotado, o aluno estagiário deverá realizar, entre outras, as seguintes tarefas:
- observar, descrever e analisar a estrutura e as dinâmicas da organização de acolhimento;
- implementar (e adaptar) o projeto de intervenção definido e previamente estabelecido;
- participar em reuniões e colaborar com o técnico cooperante ao nível da programação, organização e implementação das atividades de estágio e em outras iniciativas, com carácter formativo, promovidas pela organização de acolhimento;
- integrar e refletir sobre os novos conhecimentos e competências adquiridas durante as “práticas” vividas em contextos reais do exercício das profissões do desporto;
- cooperar na divulgação e/ou utilização de novos conhecimentos no seio da organização;
- elaborar os documentos necessários ao processo final de avaliação, em particular a elaboração do portefólio de atividades e do relatório final de estágio.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação dos alunos assenta nos pressupostos da avaliação contínua. No processo de avaliação contínua são consideradas as seguintes componentes:
- Apreciação do trabalho realizado pelo estagiário na instituição de acolhimento, com base em visitas efetuada ao locais de estágio e informação reportada pelos técnicos cooperantes (20%);
- Portefólio das atividades de estágio (20%);
- Apreciação do relatório final de estágio (35%);
- Discussão oral do relatório final de estágio (25%).
A avaliação através de exame final pressupõe a realização prévia das atividades de estágio programadas e calendarizadas ao longo do semestre. O exame final é limitado às seguintes componentes de avaliação da UC: a) entrega do portefólio; b) entrega e discussão do relatório final de estágio (ou reformulação do documento).

Regime de assiduidade

A avaliação dos alunos na UC "projeto de Intervenção I" assenta nos pressupostos da avaliação contínua. A participação dos alunos a uma percentagem inferior a 85% das atividades de estágio calendarizadas, compromete os pressupostos da avaliação contínua. Além disso, as faltas às atividades de estágio só serão aceites se ocorrerem por motivos ponderosos impeditivos e se a sua justificação for fundamentada legalmente.

Bibliografia

Não se aplica.

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